METAL HERO

METAL HERO

Shaider

Hoje vamos falar da franquia metal hero (Metaru Herõ Shirizu).
Tudo começou em 1982 com Uchu Keiji Gyaban e foi até 1998 com Robotack. O gênero foi criado pela Toei Company.
A grande diferença de metal hero para os Super Sentais, se dá pelo fato de normalmente o metal hero ser um herói que luta contra o mal, (até pode ter ajuda de outros componentes), mas que normalmente luta sozinho. Jiraiya é uma excessão, porque o que esse cara tinha de ajuda, não estava escrito...rss
Era irmã, irmão, pai, amigos, papagaio, cachorro..etc...rss

Voltando ao gênero, o metal hero normalmente usa armaduras aonde predomina-se o metálico, por isso o nome do gênero. Em suma são andróides, cyborgs, meta-humanos e no caso do Jiraiya, ninjas.
No Japão, as mais bem sucedidas séries da franquia metal hero, são os detetives espaciais. Gavan, Sharivan e Shaider. Mas no Brasil, nenhum deles fez mais sucesso que Jaspion.

Shaider e sua assistente Annie

E o mesmo problema que relatei no post anterior, quando falei da franquia Super Sentai, aconteceu aqui no Brasil também com a franquia Metal Hero. Vou lhes explicar.

Jaspion é do ano de 1985. Quando veio ao Brasil, veio antes de Gavan, Sharivan e Shaider. Mas esses 3 policiais espaciais, só deram as caras aqui, depois de Jaspion. Então o efeito para quem assistia foi o mesmo citado por mim no post anterior com Changeman em relação por exemplo a Goggle Five.
Ou seja, quem assistiu Jaspion primeiro aqui no Brasil, achou que os 3 que citei acima, eram piores em qualidade que Jaspion. Mas isso tudo se deu, devido ao fato de inverterem a ordem da transmissão em nosso país.

Tanto é que mesmo fazendo certo sucesso no Japão, Jaspion não é mais popular lá, que Gavan. No Brasil a ordem ficou a seguinte: Jiraiya, Metalder, Sharivan, Jiban, Shaider, Gavan, Spielvan, Winspector e Solbrain. Sendo Jaspion o primeiro a ser exibido aqui em 1988, depois Jiraiya em 1989 e os demais na sequência entre os anos de 1990 à 1995.

Spielvan (que aqui no Brasil fora lançado, como propaganda enganosa como Jaspion 2) e Metalder, foram transformados em VR Troopers nos EUA. Mas a produção desagradou muito e até os fãs de tokusatsu que criticaram muito a produtora norte-americana Saban por ter lançado essa série lá e da maneira que foi, meio que uma cópia mal-feita dos originais japoneses.
Mas essa vontade de lançarem algo da franquia metal hero lá, muito se deu, pelo enorme sucesso dos Super Sentai no país, que embalou Power Rangers, esse sim, um grande sucesso nos EUA e até fora dos EUA.

Aliás, os Super Sentai também fizeram muito sucesso em alguns países da Europa. Gavan é um representante do time da franquia metal hero, que é muito querido dos franceses. Inclusive, vi uma entrevista do ator que interpreta Gavan, Kenji Obah e ele diz que certa vez estava em Paris com um amigo num café e foi abordado por uma pessoa, que de cara perguntou: -Você não é o Gavan?? 


Abaixo coloco uma relação por ano, com cada um que fora lançado: 


Gavan (1982)
Sharivan (1983)
Shaider (1984)
Jaspion (1985)
Spielvan (1986)
Metalder (1987)
Jiraiya (1988)
Jiban (1989)
Winspector (1990)
Solbrain (1991)
Exceedraft (1992)
Janperson (1993)
Blue SWAT (1994)
B-Fighter (1995)
B-Fighter Kabuto (1996)
Kabutack (1997)
Robotack (1998)


JASPION (Kyoju Tokuso Jasupion) 
O Investigador de Monstros Juspion
O Fantástico Jaspion (no Brasil)



Jaspion é até hoje um dos heróis de tokusatsu mais queridos em nosso país. Marcou a infância de muita gente nos anos 80 e 90. Mas esse sucesso não é à toa. Hoje assistindo os episódios dos heróis que antecederam ele e mesmo tentando deixar de lado, aquela história de ano de produção, é clara a diferença de qualidade de Jaspion para os demais. Por isso, resolvi escolher ele, para falar um pouco nesse post, o que não impede depois, mais para frente, que eu destrinche outros heróis dessa franquia, como Shaider por exemplo. Aliás, Jaspion, Shaider, Metalder e Gavan são os meus favoritos.

Talvez Gavan, por ser o primeiro, na minha opinião é o que mais bateria de frente com Jaspion. Ainda mais agora, depois dessa enxurrada de filmes que foram lançados pela Toei, resgatando o Policial Espacial Gavan.
Em breve pretendo esmiuçar melhor aqui mesmo nesse blog, esses filmes que foram lançados. Já assisti 3 deles. Policial Espacial Gavan,, Gavan x Kamen Rider e Gavan vs Gokaiger. 

Mas voltando a Jaspion, o que me prende ao ver a série e acredito que também seja o pensamento de outros fãs, é a maneira como a história foi contada.

Um garoto orfão, criado pelo profeta Edin, é vamos dizer assim "o escolhido" para lutar contra as forças do mal, que são comandadas pelo terrível Satan Goss. Satan Goss, tem a ajuda de seu filho, MacGaren.
Jaspion vem de outro planeta para a Terra e ao chegar aqui, já se vê na obrigação de proteger o planeta dos planos de Satan Goss.
Disposto da nave que o trouxe para a Terra, da ajuda da andróide Anri e da monstro Mia, ele vai encarar inimigos poderosos que sempre com a ajuda de MacGaren e de monstros enfurecidos por Satan Goss, tentam a todo custo derrotar Jaspion.

MacGaren

O fato de Jaspion, (mesmo com a ajuda do seu robô gigante, o Gigante Guerreiro Daileon, da ajuda de Anri e Mia), lutar nos momentos difíceis, sozinho, faz o grau de dificuldade aumentar muito. Por diversas vezes, ele passa apuros e fica perto de ser eliminado. As cenas de ação são fantásticas, com direitos a explosões diversas, perseguições, luta corporal com diversos inimigos, estratégia para destruir o inimigo e tudo isso, sem mudar muito o seu armamento. O que Jaspion tinha? Uma nave, um tanque, uma moto, uma nave menor e sua espada. O que quero dizer é que não vemos elementos extras utilizados por ele durante a série. Aí você vai me dizer, ah mais ele teve a ajuda de Boomerman e das crianças do Pássaro Dourado. Sim, mas o que percebemos quando assistimos a série, é que as armas deles eram aquelas. Diferente do outro lado, do lado do mal, que dispunha de monstros gigantes diversos, assassinos espaciais, andróides entre outros inimigos vamos dizer assim "fixos" que enfrentavam Jaspion à todo instante.

Do meio da série para o final, surge a história do Pássaro Dourado. O Pássaro Dourado é uma espécie de animal sagrado ou ser sagrado que irá aparecer na palma das mãos das 5 crianças irradiadas pela luz. Jaspion saí numa busca frenética para encontrar essas crianças, que foram distribuídas em diversos pontos do Japão.

Satan Goss e seu filho MacGaren, obviamente, querem encontrar antes de Jaspion, essas crianças, para dar fim à qualquer chance de Jaspion obter sucesso em sua missão.

Jaspion contra a bruxa Kilza

Mas além de tudo isso que citei, uma das coisas que mais gostava em Jaspion era a trilha sonora. A trilha sonora que foi gravada para a série, é simplesmente na minha humilde opinião a melhor trilha sonora para uma série de tokusatsu que já vi na vida. Tenho o disco em casa e todas as músicas são fantásticas.

Daileon enfrentando o Monstro Teegos

Outro ponto forte eram as lutas de Daileon. O robô talvez um dos mais carismáticos parecia ter vida própria. Giros no ar, mergulhos, socos, pontapés, o repertório de Daileon era imenso. E ainda teve um episódio em que ele perde a energia, deixando Jaspion em maus lençois. Daileon era em muitas vezes, usado, para exterminar monstros que eram enfurecidos por Satan Goss.

A famosa frase: Satan Goss tem o poder de enfurecer os monstros e transformá-los em seres incontroláveis.




Em uma entrevista, o ator Hikaru Kurosaki (que já havia atuado em uma série de Super Sentai, acredito que tenha sido Bioman), disse que se machucou muito fazendo a série. Não foi uma, nem duas, nem três vezes, segundo ele, foram vários machucados, raladas nas pernas e braços, nas cenas de ação.

Mas ele disse que tinha o lado bom também, a equipe era fantástica e ele disse que todos riam muito fazendo a série. Quase todo dia, tinha motivos para gargalhadas e muita diversão, o que de certa forma contrapunha as dores que ele sentia, ao fazer cenas de ação sem a roupa metaltex. Digo isso, porque era outro ator que usava a roupa.

Junichi Haruta

Infelizmente, ele não atua mais em seriados do tipo, é instrutor de mergulho no Japão. Mas o ator Junichi Haruta, que interpretou o maléfico MacGaren, atua até os dias de hoje. Ele fora no passado Kanpei Kuroda, o Goggle Black de Goggle Five. Ryuu Hoshikawa (Dyna Black) de Dynaman. Além lógico que  MacGaren, depois apareceu em dois episódios de Metalder, aparece também no episódio 23 de Cybercops, Kazenin Storm em 1988 na série Jiraiya, além de participações também em Solbrain, Jetman, Kamen Rider Blade, Go_Onger e Garo.



Já Kyomi Tsukada, a andróide Anri, vive atualmente nos EUA e o próprio ator que fez Jaspion, diz nunca mais ter tido contato com ela. Mas que se davam muito bem na época da série.


ALGUMAS CURIOSIDADES DO SERIADO


-Juspion é uma junção das palavras Justice e Champion;

-Podemos ver uma clara inflûencia de outro vilão no visual do maléfico Satan Goss, Darth Vader, da franquia Star Wars;

-Carlos Takeshi, foi o dublador de Jaspion, ele tem descendência japonesa e já atuou em dublagens de outros personagens de tokusatsu, como por exemplo o Change Griffon de Changeman;
-Hikaru Kurosaki, mesmo tendo formação de dublê, nunca usou a armadura de Jaspion nas cenas de luta, isso era feita por outro profissional;

-No Brasil, foi lançado um álbum de figurinhas que era metade Jaspion e metade Changeman. Eu tenho esse álbum em casa completo, exceto a capa que perdi. Postarei em breve fotos dele aqui no blog. E uma curiosidade é que a última figurinha que faltava para mim, era justamente da nave de MacGaren, a pouco lembrada, Bezonix;

-E não foram só lançados álbuns no Brasil. Tínhamos também bonecos e até apontadores com os capacetes de alguns heróis. Eu tive um boneco articulado de Jaspion;

Tive na época um boneco igual à esse

-Ai Takano foi o cantor das músicas de abertura e encerramento da série. O cantor já é falecido. Outra curiosidade é que a Toei lançou com intuito de atingir o mercado norte-americano, versões em inglês de algumas músicas de Jaspion, cantadas pelo cantor Henry, já visando um sucesso, que na verdade não veio da maneira que esperavam;

-Na esperança de representar uma espécie de Tarzan Espacial, o ator de Jaspion deixou o cabelo estilo afro, o que não foi bem aceito pela Toei que depois de alguns episódios, ordenou que Hikaru cortasse o cabelo.


Fotos divulgadas em revista do filme

Depois de longos anos, apenas vivendo do passado, surgiu uma pontinha de esperança de termos algo de Jaspion novamente. Se trata do filme Spacial Squad Gavan Vs Dekaranger, que já falei no post anterior e que será lançado no Japão ainda esse ano, em meados de Julho. Temos um trailer desse filme no You Tube.

O pessoal mais entendido do assunto, tanto aqui no Brasil, quanto fora do país, acredita que a chance dessa participação virar um filme, ao estilo Next Generation de Gavan, é muito pequena e a aparição de Jaspion no filme de Gavan, pode ser apenas um mini-flashback (como diria um ator da Globo) e não uma participação de maior destaque.

O pessoal tem acreditado também que ele (Jaspion) irá aparecer apenas para explicar o surgimento de MacGaren, que esse sim, irá ter uma certa importância no filme, pois no trailer, vemos uma cena em que ele destrói a espada do Policial Espacial Gavan.

Outra coisa que é praticamente impossível de acontecer, é a participação do ator Hikaru Kurosaki, pois o mesmo se desentendeu com pessoas do meio e não pretende mais atuar em séries do gênero e já havia deixado isso bem claro em algumas entrevistas. Então, se aparecer algum Jaspion, fora da armadura metaltex, com certeza será algum ator novo, substituindo o ator que interpretou o personagem na versão original.

Imagem de Jaspion no filme

O fato é que só de Jaspion voltar a aparecer, já nos deixa feliz. Pelo menos os heróis de metal hero estão aparecendo em filmes, porque séries, já faz tempo que a Toei não se interessa de lançar nada. Eles bem que poderiam lançar algo mais voltado para adultos. Já pensou uma versão atualizada de Jaspion, com mais violência e melhores efeitos que os da década de 80??

Ou um filme, ao estilo Next Generation, contando uma trama paralela ao que vimos na série e com parte dos vilões de Jaspion, como MacGaren, Kilza, Zampa, etc?

Garo é um exemplo disso. Um tokusatsu voltado mais para o público adulto e com cenas longe de serem autorizadas para serem passadas para crianças.


Luta épica entre Jaspion e o andróide Zampa

Aliás, se formos analisar bem o seriado de 1985, Jaspion mostrava cenas bem violentas. Lembro de uma luta dele contra o andróide Zampa que me chocou na época. Além também da decapitação de Kilza, ou da morte e ressureilção de MacGaren que também tiveram cenas fortes para crianças.

Hoje em dia, dificilmente essas cenas seriam autorizadas a serem passadas hoje para o público infantil, isso talvez explique porque a maioria das séries de tokusatsu estão cada vez mais infantis. Sim, eu sei que sempre foram voltadas para o público infantil, mas se vermos os antigos, notaremos diversas cenas que mostram violência e que hoje, não seriam replicadas.

E para você?? Jaspion é o melhor metal hero ou gosta de algum outro da lista que postei acima??

Deixe a sua opinião aqui no blog ou na nossa página no facebook.

O endereço é: www.facebook.com/japaranger 

































Comentários

Postagens mais visitadas