METALDER: O HOMEM MÁQUINA


CHOUJINKI METALDER


Metalder

Fala galera, fazia muito tempo que eu não postava algo novo aqui no blog. Pois bem, hoje vamos falar de Metalder. De antemão quero agradecer mais uma vez a cada dia, cada novo integrante que segue a página, pois criei algo despretensioso, apenas para me comunicar com outros fãs de tokusatsu e estou vendo a cada dia, mais pessoas interessadas na página e curtindo o meu trabalho que é e coração. Fica aqui o meu muito obrigado!!!

METALDER

Produzida no período de 16 de Março de 1987 à 17 de Janeiro de 1988, mais uma vez pela famosa TV Asahi e com 39 episódios Metalder conta a história de Tatsuo Koga, filho do Doutor Koga, que desenvolve durante a Segunda Guerra Mundial um andróide com o nome de Metalder. Mas muitos anos depois, após até ter encerrado o projeto, o Doutor descobre o poderoso Império Neroz e ao descobrir a existência dessa grande ameaça, ele decide tomar uma decisão extremamente difícil, ativar ou não Metalder e ele decide por fazê-lo. Com o objetivo principal de deter as forças do mal.


O ator Ryuusei Tsurugi interpreta  Hideki Kondo, o personagem principal que logo após ser ativado, ainda não tem muita noção do que está acontecendo, mas em pouco tempo ele descobre qual seria a sua missão e com ajuda de alguns aliados, combate ferozmente o Império Neroz.

Maya Aoki

Maya Aoki e Satoru Kinta são alguns de seus aliados, junto obviamente do cão robô Springer, que sempre o ajuda muito em todas as missões contra os inimigos. Ryuuchirou Koga é um cientista especialista em robótica que é responsável por ativar Metalder.

O cão robô Springer é peça fundamental para ajudar Metalder, pois ele tem a capacidade de se comunicar com seres humanos e ainda é responsável por fazer reparos em Metalder, toda vez que o herói sofre com batalhas mais duras e que lhe causam danos maiores.

Maya Aoki


Já Maya é uma fotógrafa que trabalha para uma revista semanal, chamada UP. Ela mora com o pai em uma mansão e é uma das responsáveis por mostrar o mundo a Metalder. É também a primeira pessoa a descobrir que Hideki é Metalder.

INIMIGOS

Imperador Neroz


O Imperador Neroz, trabalhava junto com o Doutor Koga. E queria à todo custo, ativar Metalder, antes do seu colega de trabalho. Seu nome Major Isao Muraki. Mas em pouco tempo, fora descoberto de suas más intenções. Ele usava prisioneiros para experiências nada politicamente corretas e por essas experiências mutantes fora condenado à morte em Cingapura. Mas, o que ninguém esperava é que ele conseguisse escapar dessa condenação e com uma identidade falsa, sob o nome de Makoto Dobara entra para o mundo do crime. Em algum tempo, ele se fortalece e vê sua organização crescer junto com ele. Ele chega até a se unir com maior Sindicato Criminoso do Mundo e depois de muitos anos nesse meio, se torna depois de várias cirurgias mutantes no temível Imperador Neroz.

Arthur (Coolgin) é seu braço direito e peça fundamental nos planos maléficos do Imperador.


CURIOSIDADES


Metalder não teve altos índices de audiência como Gavan e Sharivan, no Japão e nem aqui no Brasil. Mas foi uma série metal hero diferente por ter sido produzida com o intuito de atingir um público mais adulto.
A trilha sonora do seriado, ficou à cargo de Seiji Yokoyama, que já fez trabalhos para os Cavaleiros do Zodíaco de 1986.

Outra curiosidade que o cantor da música tema de Metalder, cantou também a música tema da Patrulha Estelar, seu nome? Isao Sasaki. "Kimi no Seishum Wa Kagayaiteuruka". É um tema que toda vez que ouço, acho mais sério e triste. Não tem aquela energia positiva que temos ao ouvir os temas de Gavan, Shaider e Sharivan.

Keita Anemiya foi quem providenciou o design do herói e foi inspirado por um antigo herói do mestre Shotaro Ishinomi (que já fizemos aqui um post especial só para contar a história dele).

Na segunda metade da saga, entra em cena, um velho conhecido dos brasileiros. Kazuoki Takahashi, de nome vocês não sabem quem é? Change Griphon, dos Changeman, vivendo o papel de Satoru.



Nos anos 90, Metalder, junto de Spielvan e Shaider, formaram o VR Troopers. Uma série muito contestada que nem vou me estender aqui para contar, mas que futuramente pode até ser que eu dedique um post.




Assim como Jaspion, Metalder não teve vida fácil. Em muitas ocasiões, parecia que mais apanhava dos vilões do que batia. Enfrentava legiões inteiras de inimigos e o clima melancólico e sem muitas brincadeiras, afastou o público que queria algo mais animado. Eu já sou o contrário, gosto mais dos tokusatsus com essa pegada mais séria. Aliás, sou até a favor da Toei lançar séries mais voltadas para adultos, mesmo sabendo que é uma tradição da empresa, fazer o contrário.


Metalder fala de inteligência artificial, tem boa trama, de alguma forma, coloca novamente a questão da 2 Guerra Mundial, entre obras produzidas no Japão, pois o próprio tokusatsu entre outros tipos de entretenimento foram meios que os japoneses usaram para trazer o seu povo para a cultura local e tirar a atenção do seu povo, da avalanche de heróis norte-americanos. Por todos esses motivos, eu dou muito valor para Metalder e jogo de lado, a questão dos efeitos visuais fracos e tudo que poderia diminuir a qualidade desse seriado metal hero. Para quem ainda não assistiu assista e para quem já viu, vale apena ver denovo. Eu mesmo pretendo assistir novamente toda a série em seus 39 episódios.

Uma última curiosidade, Metalder foi acelerado, para que lançassem Jiraya. Era para ter sido um pouco maior a série, mas a ânsia de lançar o seriado do ninja era tão grande, que acabaram encurtando o seriado do andróide. 












  


Comentários

Postagens mais visitadas