COMANDO ESTELAR FLASHMAN


COMANDO ESTELAR FLASHMAN

Comando Estelar Flashman

Há um tempo atrás, eu havia escrito sobre o Esquadrão Relâmpago Changeman. E mexendo no blog esses dias, vi que não havia escrito nada ainda exclusivo sobre os Flashman. E é um pecado, não tem como deixar de escrever sobre um seriado tão querido por nós brasileiros.

Feito em 1986, esse seriado me marcou muito. Porque além de ser muito bom e ter uma história muito cativante, tem um final extremamente triste e melancólico. Eu sempre brinco com as pessoas que converso, que o roteirista do Comando Estelar Flashman, é um cara muito sacana...rss Mas ele foi ousado e diferente. Por isso talvez, esse super sentai seja tao especial. 

E porque falo isso? Porque a história em si, tiveram muitos momentos mais tristes do que alegres.

Mas vamos primeiro a alguns dados sobre esse tokusatsu. Ao som de uma das músicas da trilha desse fantástico seriado, Heart is Spark, vamos lá!!!

Choushinsei Flashman estreou na famosa TV Asahi, em 1 de Março de 1986 e teve seu último episódio no dia 21 de Fevereiro de 1987. Ao todo, foram 50 episódios.

A saga foi narrada por Eiichi Onoda e os produtores: Moriyoshi Kato e Takeyuki Suzuki.

A marca pertence a empresa Toei Company, que tem sede no Japao.


HISTÓRIA

Nossas heroinas em acao

A história começa em 1966 quando cinco crianças são sequestradas por alienígenas do Império Mess. Eles queriam amostras de seres da Terra. As crianças foram resgatadas por um grande arquirrival do Império Mess, os seres do Planeta Flash. Lá, cada uma das crianças foram criadas em cada um planeta diferente.

Esses jovens também aprenderam técnicas para fazer uso de grandes poderes. Mas em 1986, eles resolvem sair cada um do seu planeta e juntos, no Planeta Flash, entram dentro de uma grande nave com o objetivo de retornarem a Terra. Mas porque essa mudança súbita? Eles ficam sabendo que o Império Mess está indo para a Terra, e decidem ir para lá também, para proteger o planeta da ameaça do Mess. Para isso, eles usam essa nave abaixo, chamada de Round Base.

Round Base

Mas quem são esses jovens?

O COMANDO ESTELAR FLASHMAN

Jin: vivido pelo ator Touta Tarumi, ele é o líder do grupo e que tem a honra e a responsabilidade de usar o uniforme vermelho, tão característico nas séries super sentai. Na época que interpretou o Red Flash, Touta tinha 28 anos, nascido 29 de Agosto de 1958. (Ele tem a idade da minha mãe). Ele fez pontas em Gavan, Sharivan, Winspector, Exceedraft e Janperson. Ou seja, ele atuou bastante, em séries metal hero também. Um exemplo de líder. Se bem que o meu predileto é Ryu Tsurugi, o famoso e saudoso Change Dragon.

Touta Tarumi

Dan: vivido pelo ator Kinachiro Uemura ele é o verde do grupo. Um cara extremamente forte e disposto a ajudar no que for preciso. Dan, cresceu no Planeta Green Star. Uemura nasceu dia 5 de Setembro de 1960. Tinha 26 anos, na época de Flashman. Atuou em Fiveman, no filme Godzilla x Kingdora e Gridman. Também atuou em Gokaiger. Já o Dan, teve momentos difíceis na série. Principalmente quando teve sua visão ser invertida por um raio de um monstro o que o obrigou a lutar contra os inimigos, plantando bananeira. Dan também encontrou uma garota, que supostamente era sua irmã. Diferente de Hayate, que era muito rebelde, o número 2 dos Flashman, era muito obediente a Jin e o respeitava como uma espécie de irmão mais velho.  

Kinachiro Uemura
Go ou Bun no original Yasuhiro Ishiwata, a veia cômica do grupo. Ele tinha 19 anos, apenas na época de série, nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1967. Atuou além de Flashman, em outros tokusatsu, como: Maskman, Jiban e Jetman. Go era um cara divertido, engraçado e que tinha o poder de subir pelas paredes. Foi enganado em um dos episódios por Nefer, que tinha o poder de se transformar em outras pessoas. Go era um cara do bem. Talvez o queridinho da mulherada na época, porque além de ser muito jovem tinha um carisma imenso.

No Brasil o nome virou Go, porque Bun poderia virar motivo de piada. 

Yasuhiro Ishiwata

Sara: essa é especial. Minha eterna musa tokusatsu, Youko Nakamura. Ela derreteu o coração de muitos adolescentes naquela época, incluindo esse aqui que vos escreve. Meiga, linda, Sara sempre foi a queridinha dos brasileiros e vivia no Planeta Amarelo. Ela tem papel importantíssimo na série e principalmente no final. Youko tinha 20 anos quando interpretou Sara e nasceu 11 de Abril de 1966.

É importante dizer que antes de ser Sara, ela fez uma pequena participação em Changeman, como um amor do passado do Change Dragon e fez também uma participação em Liveman.

Já em Flashman, ela diferente de Go, que é parte cômica da série, ele é drama puro. Sara é cativante. Aquela personagem que é linda, sensual e ao mesmo tempo meiga. Guerreira, nunca se poupou nas lutas. Se entregava de corpo e alma. Vive um momento extremamente dramático na saga, quando conhece um rapaz, que teria sido seu irmão. O ator que vive esse rapaz, é o mesmo que interpretou o Change Griffon de Changeman. 

Sara linda como sempre!!!
Lú ou Lou no original: Mayumi Yoshida, Lú é a rosa do time. Seu nome verdadeiro é Mayumi Takeda, o nome que escrevi lá atrás, é o seu nome artístico. Ela tinha 21 anos na época. Nasceu 17 de Julho de 1965. Atuou em Kamen Rider Black, Winspector, Jetman e também atuou em Solbrain. No seriado Lou pegou uma grande amizade e foi de certa forma a mãe de um monstro. Como sempre digo, os Flashman, tiveram mais momentos tristes e dramáticos, do que momentos felizes. Sempre víamos episódios carregados de emoção. Por isso, acho que não tinha nada a ver com crianças. Era um seriado para crianças, mas que na prática agradava mais aos adultos.

Mayumi Yoshida

MAS COMO TUDO COMEÇOU?

No primeiro episódio, já vemos como o Cruzador Imperial Mess, estava admirado com a diversidade da Terra.  Oh Monarca La Deus, que maravilhoso Planeta!!! Diz o Doutor Keflen.

Monarca La Deus
Nesse mesmo momento, Jin se junta ao seus amigos e diz que descobriu algo incrível.  Ao entrar em um lugar muito grande, os jovens ficam encantados, mais eles precisam agir rápido, porque Jin quer fazer algo que é proibido e que vai contra as regras das pessoas que comandam o Planeta Flash. Em pouco tempo, eles aprendem a mexer na nave e partem rumo à Terra. Jin, junto de seus amigos, vê o Planeta Flash pela janela da nave e agradece pelos 20 anos vividos nesse lugar.

Os Flashman e MAG

E bem nessa hora que eles conhecem MAG. A robô guardiã que mais para frente será vital para os Flashman.

Mas vamos falar um pouco dos vilões.  O Cruzador Imperial Mess, tem na figura do Doutor Keflen (Koji Shimizu), um cara com a mesma responsabilidade por exemplo, do Comandante Giluke. Aliás, o ator que interpretou Giluke, morreu em Outubro e a notícia foi dada essa semana. Uma grande perda para o mundo tokusatsu. Mas voltando ao Cruzador Imperial Mess, além do Doutor Keflen, temos o Monarca LaDeus, que é aquele que manda em tudo, inclusive no Doutor. E eles ainda possuem três pilares de auxílio, para fazer o mal. Wandar, Nefer e Garus.

Keflen e Nefer

O Doutor Keflen, com a sua mutação sintetizada, era responsável também por gerar os monstros.  Diferente dos Changeman, que o Bazoo, arrumava os monstros para atuarem, quem gerava os monstros do Cruzador Imperial Mess, era o Doutor Keflen, junta da sua gigantesca Nave Clone.

Ataque do Mess

Por outro lado, os Flashman, tinha a nave Starcondor, lembra muito a Base Shuttle dos Changeman. Me desculpem tantas comparações com esse outro sentai, mas é inevitável comparar as duas:

Starcondor

O ataque inicial do Cruzador Imperial Mess, lembra muito aquele filme de ficção cientifica norte-americano que o Tom Cruise estrelou o reboot. Guerra dos mundos. Mas a alegria do Mess, durou muito pouco, enquanto eles metiam o terror em Tóquio, os Flashman já chegam com suas naves para proteger a Terra. Acho fantástica essa sequencia de batalha. As naves dos Flashman, junto ao Tanque Comando de Jin, metendo fogo nos vilões.

Galerinha do mal!!!
Uma coisa engraçada que não posso deixar passar é a apresentação dos vilões. Wandar, diz: -Eu sou Wandar (Yutaka Hirose ou Hiroshi Hirose, sim, ele mudou de nome), o mesmo diz Nefer dela e quando vão apresentar Gaus, ele só geme, afinal é uma besta e Nefer diz: Esse é Gaus...rsss

Gaus
Gaus lembra muito aquele inimigo de Changeman, do Trio Monstruoso. Aquele que parecia um gorila. Pode ser que até usaram a mesma roupa para fazê-lo.

E ainda tem duas serventes da Nefer: Urk (Myuki Nagato) e Kirt (Yuko Kojima).

Kirt, Nefer e Urk
Urk, Nefer e Kirt
Pelo jeito a amizade continua até hoje!!!

Como se repetiria em diversos outros episódios eles derrotam o monstro e o episódio acaba. Mas nesse ainda nao mostrariam o Poderoso Flash King. Que é o robot dos Flashman. Robot forte, bem feito, sua transformação é um show a parte. O grande amigo dos Flashman, junto de MAG é claro.

Poderoso Flash King

Esse super sentai causou literalmente. Diferente de outros, Flashman teve alguns momentos bem críticos. A começar pelo dia que Flash King foi destruído. Já falei inclusive desse episódio em um dos posts aqui do Japaranger. Esse episódio deixou muita gente de queixo caído!!!

E foi nessa ocasião que um aliado do Planeta Flash surgiu trazendo uma poderosa arma de destruição que em forma de um caminhão gigante, se transformava em Titan Jr e o Poderoso Gran Titan. Esse aliado era Baraki.

Eu adoro esse caminhão

Outro momento de muito trabalho para os Flashman, foi a chegada de Kaura e seus Caçadores Espaciais. Por outro lado, foi também uma oportunidade desses jovens guerreiros saberem um pouco mais sobre seu passado.

Titan Jr, Gran Titan e Flash King

Kaura sabia muito do passado dos Flashman e foi um inimigo poderosíssimo!!!

Kaura (Joji Nakata)

Ele fez até um pouco de inveja ao Doutor Keflen, que a altura do campeonato, já não tinha toda a atencao do Monarca LaDeus.

E por falar em Monarca LaDeus, se tinha um vilão da época de ouro dos tokusatsu, esse vilao era o Monarca LaDeus.

Essa figura gigante, com braços compridos e dedos assustadores, era realmente de por medo. O Monarca LaDeus é um dos maiores vilões de tokusatsu na minha humilde opinião.

Depois de morrer a primeira vez, ele se tornou um monstro. Depois reviveu denovo!!! Era um osso duro de roer e aquele típico vilão que não tem piedade alguma de seus inimigos. 

Monarca La Deus

Monarca La Deus

Arte que deu vida a La Deus

Mas não era apenas os vilões que tinham aliados. Os Flashman também fizeram amigos na Terra e uma pessoa que foi muito importante para eles, foi o Doutor Tokimura, vivido pelo experiente ator Akira Hishama. Atuou em diversas obras, afinal desde 1951 que ele já atuava em seriados e filmes. Trabalhou em Ultraman, Solbrain e Jiban. Sua esposa na série, era: Tamie Kubota, que viveu a personagem: Setsuko Tokimura e que mais para frente se revela mãe de um dos Flashman.

Nesse blog, voces também ver uma matéria especial sobre a braço direito do Doutor Keflen. Nefer.

Nefer: ela era do mal, mas era muito bonita!!
Vivida pela bela atriz Sayoko Hagiwara que entre muitos papéis, foi a Dyna Pink de Dynaman, ela deu trabalho para os Flashman e principalmente depois que virou a Maligna Nefeli.

Wandar

Aliás, a transformação de Nefer em Nefeli, não foi tao cruel, como a de Wandar em Wandarla. Nao lembro como foi traduzido no Brasil. Ah lembrei, era Wandaloo. Wandar se sentiu humilhado ao descobrir como o Doutor Keflen o transformou no que ele era. Ele se tornou um monstro poderoso que deu um trabalho gigantesco aos Flashman, até ser morto.

Wandaloo

Nefeli

Outros vilões: Galdan, era amigo de Kaura, uma curiosidade, o ator que interpretou Galdan, fez o Pirata Espacial Bubba em Changeman.

Galdan e Kaura


Medusan, era o Gyodai do Cruzador Imperial Mess. Um monstrinho gelatinoso, que tinha o poder de transformar o que sobrou de monstros mortos pelos Flashman, em monstros gigantes.

Zolos, os equivalentes aos soldados Hidlers, dos Changeman.

O final de Flashman, é realmente desesperador.

Já bem perto do final da série, eles descobrem que seus corpos começaram a ser rejeitados pela Terra e isso os coloca em uma posição extremamente difícil.  Eles precisam vencer o Mess, já nao tendo 100% de sua força e ainda tem que fazer isso com rapidez, pois o Flash Negativo, pode até matá-los, caso não vai embora logo da Terra, de volta para o Planeta Flash.

Isso é extremamente cruel!!!

E digo porque, porque justo agora que eles estavam tão perto de descobrirem quem realmente eram seus verdadeiros pais.

Quanto mais passa o tempo, eles percebem que o ar, a terra e até a água, se torna algo perigoso para eles. Uma judiação com quem tanto fez por esse planeta!!!

Sofrimento

Então eles partem para o tudo ou nada. Kaura sequestra o Dr. Tokimura e o força a construir uma máquina, que o fará ainda ter mais poder. E paralelo à isso, os Flashman precisam lutar contra inimigos cada vez mais poderosos!!!

Adeus guerreiros!!!

Eu sinto que os Flashman tiveram muito mais dificuldade que os Changeman. Não sei, acho que os Changeman eram mais soberanos. Já com os Flashman, tudo era muito difícil, tudo era muito sofrido. Lutar contra Wandaloo, foi horrível. Lutar contra Nefeli, mais ainda, lutar contra La Deus, transformado em monstro, um horror!!!



E sem contar, que vira e mexe eles trombavam ainda com o terrível Kaura.

CURIOSIDADES

Foto do encontro das atrizes de Flashman

Em um programa japonês, Flashman foi escolhida a melhor série super sentai, ao lado de Jetman e Dai Ranger.

As roupas que os personagens usaram na primeira fase da série, foram consideradas muito espalhafatosas, tanto é que depois, eles usam roupas mais normais, mas para mim, sai perfeitas. Todo mundo lembra de Sara com aquela roupa branca, azul e amarela. E raramente por aquele conjuntinho amarelo que ela começou a usar na segunda metade da série.

A atriz Youko Nakamura, participou do evento de comemoração aos 30 anos do seriado. Mas, ao saber que suas fotos estavam rolando na internet, ela pediu aos amigos que removessem as fotos. Segundo o que apurei, ela é uma pessoa extremamente reservada. Casou, tem filhos e há muitos anos não atua mais no mundo do entretenimento. Lembrando que ela antes de se tornar a inesquecível Sara de Flashman, já havia vivido um tempo como cantora, mas a carreira não teria decolado. Na internet encontramos vídeos dela, bem novinha, cantando em programas de auditório do Japão.

Uemura, o ator que interpretou Dan, salvou uma pessoa de um ataque cardíaco, mostrando que além de heroi na fantasia, ele foi também um herói na vida real.

O ator que interpretou Jin, tem sites na internet e ainda não desativou seu perfil artístico das agencias. Quem sabe ainda esperando ser chamado para algum trabalho.

Youko Nakamura, nasceu em 1966, como disse acima, curiosamente, o ano que indicam o sequestro das crianças no seriado. Seria um dica de quem era a criança que nasceu dentro da família Tokimura?

Espero que tenham gostado. Quem sabe rola uma parte 2. Tudo vai depender do acesso de vocês!!! Quanto mais prestigiarem o blog, mais conteúdo eu me motivarei a fazer. Grande abraço à todos!!!





































Comentários

Postagens mais visitadas