TOP 10 - O QUE MAIS TE ENCANTA NO GÊNERO TOKUSATSU?



TOP 10 - O QUE TE MAIS ENCANTA NO GÊNERO TOKUSATSU?

Sara - Yellow Flash

Hoje resolvi fazer um post bem diferente de todos que já fiz aqui para o Japaranger Tokusatsu. Mas antes quero me apresentar.

Meu nome é Leonardo, moro em São Paulo, trabalho com TI e comecei a ver tokusatsu ainda criança, quando assistia no SBT, (antiga TVS) Spectreman e Ultraman. O primeiro teve seu inicio em 2 de Janeiro de 1971 e o segundo um pouco antes disso, em 17 de Julho de 1966. ou seja, faz bastante tempo!!! 

Me encantei logo de cara! Mais eu só fui entender mesmo o que era tokusatsu, depois que vi Changeman e Jaspion na extinta TV Manchete.

Spectreman (1971)

Fiquei anos sem ver ou ouvir falar de tokusatsu, até que comecei a ver alguns vídeos no You Tube que de certa forma me motivaram a falar sobre o tema. E foi dessa vontade que surgiu a ideia de fazer o Japaranger Tokusatsu, que nasceu em Abril de 2017. Comecei apenas com o Blog, depois fui para o Facebook, depois para o Twitter.

Mas essa paixão é tão grande, que às vezes me pergunto: -O que me encanta mais no tokusatsu? É a inocência de algumas histórias? São os heróis? as heroínas? as explosões, os robôs? São tantas coisas que fica realmente difícil mensurar, por isso, resolvi fazer um top 10, aonde coloco 10 motivos que me fazem assistir esse gênero, até hoje.

Antes de mais nada, quero agradecer os novos seguidores da nossa página no Facebook e no Twitter e dizer que faço esse blog para vocês e para mim também, porque fazendo o blog, eu aprendo mais sobre tokusatsu e compartilho o pouco que sei, com outras pessoas do mundo inteiro. Sim, tem gente de todo lugar do mundo que acessa esse humilde blog.

Coréia do Sul, Japão, Europa, é muito gratificante saber que a minha mensagem está chegando para tanta gente!!!

Obrigado, obrigado, obrigado!!! Continuem prestigiando o blog, isso só me motiva ainda mais a escrever aqui!!!

Boa leitura!!!

10). ROBÔS GIGANTES / MECHAS

Gigante Guerreiro Daileon (Jaspion)

Uma das grandes atrações de um seriado de tokusatsu são os robôs gigantes, ou mechas. A ideia de pensarmos em uma máquina do tamanho de um prédio, ou até maior que alguns prédios convencionais, faz a nossa imaginação viajar para muito longe!

Eu quando era criança, sempre ficava pensando e se um dia tivermos tecnologia para isso? Alguns países será que usariam essas máquinas assim, em guerras?

De todas as maneiras robôs gigantes sempre me fascinaram! Um dos primeiros que lembro ter visto e nem foi em tokusatsu, foi o Pirata do Espaço, animê, que passou nos anos 70 e que me traz boas recordações dos meus tempos de criança.

Já no tokusatsu, o primeiro ser gigante que eu vi, foi Spectreman, mas ele não era um robô, ele era um herói que crescia, muito parecido com o Ultraman. Os primeiros robôs que lembro ter visto foram o Change Robô e o Daileon.

As filmagens desse tipo de cena, sempre ocorrem em lugares com maquetes de cidades ou planetas. Técnica usada para filmar com a câmera de baixo, faz um homem parecer um robô gigante!

As roupas, sempre lembrando algo mecânico, algo robótico facilitam a criarmos a ilusão em nossa mente de que aquele ser, é um robô que pode ser comandado por um ou mais personagens.

E para que robôs gigantes? para lutar contra monstros gigantes!!! Fiz um tópico especialmente para falar dos Monstros Gigantes de Tokusatsu.

E para você, qual é a importância dos robôs gigantes para uma série tokusatsu???


9). BRINQUEDOS

Kit do Change Dragon

Como descrever o dia que ganhei a máscara do Griffon? Lembro que meu pai foi no centro da cidade aonde moro e comprou essa para mim e a do Pegasus para meu irmão. Nossa, aquilo era mágico!

Eu usava aquilo em meu rosto de criança e me sentia o herói dos Changeman. Quando fui ao Circo do Jaspion e Changeman em Santo André então, foi delírio puro!!!

Ver aqueles heróis usando roupas de verdade, fazia a minha máscara parecer algo ainda mais especial!!!

Além disso tive um boneco do Jaspion e meu irmão teve um do Jiraiya. Muito nem feito por sinal. Meu irmão também tinha a roupa do ninja. Mas minha mãe doou esses brinquedos para meus primos do interior de São Paulo, brinquedos que hoje teriam um valor inestimável.

Era esse o boneco que meu irmão tinha

Vejo algumas coleções na internet, de algumas pessoas, com o carro do Jiban, bonecos dos Kamen Rider, é tanta coisa legal que só tendo muito dinheiro para conseguir montar uma coleção dessas, ou a pessoa precisa abrir mão de muita coisa.

Meu boneco do Jaspion era como esse

Lembro também nos anos 90, de apontadores com os capacetes dos Changeman, entre outros brinquedos. Álbuns de figuirinhas, eram tantas coisas!!!

Passava um programa na Manchete, aonde uma japonesinha, sorteava quase que toda semana, as máscaras dos Changeman e do Jaspion. Perdi a conta de quantas vezes assisti aquele programa esperando que a minha cartinha fosse a sorteada, infelizmente, isso nunca ocorreu!

8). VILÕES DE TOKUSATSU


Fantasman de Spielvan

Seres normalmente extraterrestres que em sua maioria não possuem qualquer misericórdia sobre humanos. Assim eram alguns vilões, principalmente dos anos 70, 80 e 90.

Aliás uma coisa que sempre me fazia pensar sobre os vilões de tokusatsu, era tentar entender a cabeça deles. Como eles pensavam, se viam neles mesmos, seres superiores aos humanos? Eles tinham medo dos humanos? Dos heróis??

O ódio que sentiam pelos heróis, enfim eram várias questões.

Ao longos de tantos seriados que assistíamos podemos destacar alguns deles, esse mesmo que ilustro o tópico, Fantasman de Spielvan. Parecia um ser meio andrógino, muito misterioso. Ahames, Giluke, o que dizer do Giluke em forma de fantasma? Buba, o grande vilão dos Changeman. Nefer, fez os Flashman comer o pão que o diabo amassou. Kaura e os Caçadores Espaciais!!!

Madogarbo, matou Jiban! Os vilões de Jaspion: Guila, Zampa, Zamurai, Bruxas Kilmaza e Kilza MacGaren. Foram tantos vilões maravilhosos!

Eu tinha uma raiva do Kaura, não queira saber!!!

O tokusatsu tem o dom de fazer vilões interessantíssimos, seja pelo nível de poder que eles possuem, sejam por suas roupas e por suas histórias obscuras.

Um que também me lembro sempre é o pai de Lady Helen. Mas disparado de todos que citei acima, o que mais me assustava era o Monarca La Deus de Flashman. Já disse aqui, em outro post, que a sua figura alta, com aqueles braços enormes e mãos assustadoras, me causava espanto.

Buba também foi especial, principalmente no dia de sua morte. Mas isso eu conto mais adiante.


7). UNIVERSO CRIATIVO

Shaider no Mundo Espacial Mágico

Para o universo tokusatsu, nada é impossível. Vemos de tudo um pouco. Seres bonzinhos, virarem monstros incontroláveis, vemos vilãs, virarem mocinhas ou até se apaixonarem pelos heróis, (como já aconteceu em alguns seriados), momentos tristes, como por exemplo a morte do Monstro Baleia, ou a morte do vilão que se passou por irmão de Sara em Flashman. Nesse universo, nem o céu é o limite, pois em muitos seriados, eles viajam até para o espaço ou veem dele.

Esse vasto leque de opções, faz de um seriado de tokusatsu, pura diversão. Vemos monstro roqueiro, como o Rararoz de Changeman. Ou vemos uma garotinha desenhando com gizes amaldiçoados, como pudemos ver aquele episódio de Changeman, que um desenho quase matou Hayate o Change Griffon.

Inesquecível episódio de Ozora e o cavalo Pegasus
Inesquecível episódio de Ozora e o cavalo Pegasus!


Isso acaba sendo uma facilidade que um roteirista de tokusatsu tem em relação a outros profissionais. Quando uma história é montada, ela não precisa ter um limite de criatividade. Em tokusatsu pode praticamente tudo!

E ao longo de anos, vi um pouquinho de tudo, tanto nas séries de super sentai, metal hero, kamen rider, ou em séries como Lioman e Machineman.

Como não lembrar do Mundo Mágico, que era criado pelos vilões de Shaider, aonde o nosso herói passou mals bocados? Tokusatsu é gostoso de ver justamente por isso, por não termos aquilo que pode e não ser feito. Muitas coisas podem acontecer e esse mundo de fantasia é que nos encanta.

6). HISTÓRIAS

Os filhos do Planeta Flash!


As histórias de um seriado dessa espécie, podem tanto envolver policiais do espaço, como monstros que vieram de estrelas longínquas, até terráqueos que foram para outro planeta e voltaram como foi o caso de Flashman de 1986.

De todos que assisti até hoje, Flashman e Jaspion são as que possuem histórias com grande veia dramática. Jaspion por causa da busca pelo Pássaro Dourado e de ele ser uma espécie de O Escolhido, ou O Salvador.

Já em Flashman, aquele desespero de sabermos quem eram os pais deles e depois que descobrimos quem eram os pais deles, sabermos que apenas um deles, era filho ou filha desses país.

Os últimos episódios do Comando Estelar Flashman, foram agoniantes!!! A corrida contra o tempo, os corpos deles sendo rejeitados pela Terra, tudo isso montado em um roteiro que não poupava o espectador.

A história de Issamu Minami também eram fantástica. A luta de dois irmãos, o Kamen Rider Black, contra o Shadow Moon, era algo digno de grandes filmes norte-americanos.

Mesmo sabendo que em muitos seriados, temos cenas repetidas e momentos que acontecem em um episódio e em outros, o tokusatsu sempre nos proporcionou grandes histórias.

Soldados Hidlers

Um episódio que me veio na memória agora também, ao escrever esse item, foi o primeiro de Changeman. Quando eles encontram um ovo gigante e ficam empolgados, depois nascem os soldados Hidlers. Ali naquele momento, eles descobrem que o inimigo que eles iam enfrentar, era muito mais perigoso que imaginavam.

5). EFEITOS ESPECIAIS

Transformação dos Changeman

E o que falarmos dos efeitos visuais?

Uma das coisas que mais me intriga até hoje é saber como a equipe técnica de uma série tokustasu, fazia e faz até hoje, as transformações dos robôs.

Antigamente ainda mais. Com poucos recursos, como eles faziam por exemplo um jato, um helicóptero e um tanque de Changeman, se transformarem em um Change Robô?

Eu fico pensando, aquela época, assistíamos as séries em video-cassete. Alugávamos as fitas em locadoras. Não existia computadores como hoje. Não existiam programas de edição, então como esses caras geniais faziam tudo aquilo que víamos nos seriados?

Raios saindo de espadas, dos olhos de vilões, explosões diversas, feixes coloridos normalmente da cor do herói, por exemplo, o Shaider, tinha ao seu redor, em algumas ocasiões um contorno azul, pois azul era a sua cor predominante. Jaspion também tinha algo parecido em algumas cenas.

Outra coisa que me encantava era ver a transformação dos Changeman. Aquelas cores e o animal alado atrás deles, era fantástico, junto da música, os movimentos e o grito: -Change Dragon, Change Griffon, Change Pegasus, Change Mermeid e Change Phoenix.

As junções das peças que foram um robô, se vocês observarem sempre tinham uma espécie de contorno colorido, (muitas vezes azul), dando a ideia de que aquela peça se encaixou com sucesso! Isso podemos ver em diversas transformações de robôs. Outra coisa comum era o raio agigantador, que era solto por seres como Gyodai em Changeman ou Medusan em Flashman. 

4). TRAJES

Metaltex de Jaspion

Os trajes de tokusatsu, diferem muito das 3 principais franquias. Metal heroe é diferente de Super Sentai que é diferente de Kamen Rider. E todos esses três, são bem diferentes de heróis como Jaguarman ou Lioman.

Gosto muito da ideia de equipe. Mas para mim, os trajes mais bonitos são os de metal heroe. Por outro lado, existe uma parcela considerável de fãs de séries tokusatsu que amam os Kamen Riders e seus trajes todos cheios de cores e transformações a partir do comando: Henshin!

Eu sou mais os de metal hero, pelo brilho, por serem metálicos, por acenderem os olhos no capacete, entre outras coisas. Gavan, Sharivan, Shaider e Jaspion são os melhores. Mas sou louco pelo traje de Janperson também. Lembra muito Robocop, assim como Jiban. Imaginem um policial todo de aço, com arma que saí da perna, viseira que sobre os olhos como um capacete de motoqueiro.

E o que dizer do visual dos Gokaigers? Que capacete bonito que desenharam!

Quando assistimos Gokaiger, podemos ver uma infinidade de roupas, de seriados novos e antigos. Outro capacete que curto demais é o vermelho de Sun Vulcan.

Os capacetes de Nininger são lindos também e de Carranger idem. Lembrando que essas que estou citando, desde que comecei a falar de Gokaiger são todos de Super Sentai. Um que gosto muito também é o black de Google Five.

O traje de Metalder é especial. Um traje metade azul e metade vermelho. Olhos amarelos. Isso é muito tokusatsu!!! Aliás, analisando os dados de pesquisa do meu blog, descobri que a galera procura e muito Metalder, o que para mim foi uma grande surpresa, não imaginava que a galera gostava tanto desse metal hero que teve pouca audiência aqui no Brasil e creio que no Japão também.


3). MUSAS

Sara em ação!

O que seriam das séries tokusatsu sem suas musas? Atrizes como: Sayoko Hagiwara (Dyna Pink / Nefer), Michiko Nishiwaki (Lay / Rikki), Naomi Morinaga (Annie / Herbaira / Lady Helen), Youko Nakamura (Sara)!!!

Eu sempre serei apaixonado pela Sara de Flashman e pela Annie de Shaider!!! (risos)

O engraçado, que mesmo sendo uma série voltada para o público infantil, muitos seriados de tokusatsu, principalmente dos anos 80, possuíam um apelo sexual muito grande. Os roteiristas, diretores e câmera-man(s), adoravam mostrar as atrizes por baixo, mostrando suas pernas e principalmente suas calcinhas.

Naomi Morinaga talvez foi a atriz que mais se expôs. Mas podemos ver várias atrizes, lindíssimas, desfilando seus belos corpos ao longo desses anos. Inclusive a Naomi depois de alguns anos após fazer personagens de tokusatsu estrelou um filme bem sensual, aonde aparece em cenas picantes, quando eu fiquei sabendo, quase entrei em parafuso...rss

Musa: Naomi Morinaga!!!

Isso mudou um pouco no sentai e com o fim dos seriados metal hero, diminuiu ainda mais. Ainda vemos belas atrizes em séries: Kamen Rider. Ou em séries como Garô.

Eu achava estranho, como sempre tinha "closes" em saltos, chutes e quando as guerreiras rolavam no chão, ou na pedreira da Toei.

Sara de Flashman, enlouquecia os homens com seu rosto perfeito, com seu belo sorriso, sua roupa amarela, branca e azul marcante!!! Tem uma cena de Flashman, que ela caí em uma posição, fica deitada, olhando para o vilão, aonde a pessoa que estava filmando dá um close em todo corpo da atriz, que aparece linda na tela.

Já Lady Diana, baixinha das pernas grossas e com um sorriso encantador, conquistava os fãs do seriado Spielvan que ainda contava com Naomi Morinaga no papel da vilã Herbaira e como irmã dele, lady Helen.

A amarela de Bioman, fez a irmã de Sharivan, muito bonita na época também: Yuki Yajima, já falei dela aqui no blog.

Yuki Yajima

Uma curiosidade, o ator que interpretou Spielvan, disse que as meninas podiam usar o banheiro na pedreira da Toei, mas os homens, faziam xixi, no mato mesmo. Não existia glamour naquela época. O ônibus chegava cedo e levava todos aqueles jovens atores, para gravarem. Ficavam o dia inteiro na pedreira e depois voltavam para Tóquio no final da tarde.

Youko contracenando com Haruki Hamada (Dragon)


Fico pensando em um Japão conservador, como os pais das atrizes, viam as cenas em que elas expunham seus corpos?

Sayaka Nagisa se transformando em Change Mermaid

A Sayaka de Changeman: Hiroko Nishimoto, sempre mostrava a calcinha quando se transformava em Change Mermaid. Outra atriz que especialmente o público masculino brasileiro babava e baba até hoje ao ver fotos antigas dela. Falo fotos antigas, porque recentes, são difíceis de encontrar na internet.


2). EPISÓDIOS MARCANTES

Combate Mortal!!!

A Morte de Buba, o dia em que Flash King foi destruído, o aparecimento do caminhão que se transformava em Titan Jr.; A morte de Jiban, a quase morte de Jaspion, pelo vilão que carregava o próprio caixão nas costas, são tantos episódios marcantes!!!

Um que lembro bem é a luta de Jaspion contra Zampa. O andróide que matou os pais de Jaspion e ainda tirou do peito uma foto dos pais do Tarzan Galáctico como uma espécie de polaroid. Fiz um post sobre ele nesse blog, depois dêem uma conferida.

Os episódios marcantes de tokusatsu são muitos!!!

Quem não lembra da frase do fim do episódio de Changeman, em que Buba morre nas mãos de Dragon e o narrador da série diz: Local de nascimento? Desconhecido, idade? Desconhecida, cara, esse final mexeu tanto comigo!!! Até hoje, me arrepia só de ver o final, com aquele entardecer triste, aonde o braço direito do Império Gozma, perde a batalha para Dragon e se volta furioso contra a Rainha Ahames antes de explodir!!! Cena épica, com trilha sonora épica também!!!

A barriga toda cortada, com a carne saindo. A Morte de Buba foi talvez o episódio mais marcante de toda história do tokusatsu na minha opinião.

O fim de Flashman, porém não fica muito atrás! A correria daqueles jovens maravilhosos, contra o tempo. Seus corpos não podiam mais resistir. Nem água eles não conseguiam mais beber. E como deu trabalho para eles, os integrantes da Nave Clone. O Império Mess, foi um vilão e tanto. Doutor Keflen e principalmente o Monarca La Deus, junto de Wandar, Kaura e Nefer, judiaram dos Flashman. Foi sofrido, mais eles conseguiram!!!

E o final de Jaspion? Alguém lembra?? A luta do Poderoso Satã Goss, contra o Gigante Guerreiro Daileon!!! Que luta!!!

1). CLIMA DE NOSTALGIA

Lendária Annie de Shaider!

Nem precisava dizer que o clima de nostalgia que dominou esse post, é o combustível para eu ainda ver tokusatsu. E isso impulsiona a minha vontade de ver as coisas novas que estão saindo. Eu particularmente acho que a Toei erra em não investir mais nessa nostalgia. Em entrevistas que vi na internet, vemos infelizmente que o pensamento deles é totalmente oposto. Parece que eles possuem uma quase necessidade de sempre se renovar e esquecer do passado.

Obviamente que muita coisa que era feita nos anos 70, 80 e 90 não se pode fazer hoje em dia. Vivemos a Geração Mimimi, que nada pode. Mas precisava o tokusatsu ser tão infantil como é hoje em dia?

Principalmente na franquia Super Sentai. Aliás, já ouvi rumores de que a Toei pode acabar com o Super Sentai assim como fez com Metal Hero. E também pode resgatar algo de Metal Hero, tudo é possível, mas como eles vivem de lucro, principalmente da venda de brinquedos, filmes e souvenires, podemos esperar de tudo desses caras que possuem literalmente uma fábrica de sonhos em suas mãos.

Existe um documentário de tokusatsu que mostra imagens da Rede NHK do Japão, que mostra como eles usam as maquetes para cenas com seres gigantes, destruição de prédios em maquetes, cenas com água, simulando a baia de Tóquio entre outras coisas, naves, monstros. Tudo que envolve esse universo é mágico e o post de hoje é uma singela homenagem ao tokusatsu.

Gostaria muito que empresas como  a Toei, a Sato Company principalmente, tivessem cada vez mais sucesso e que nos trouxessem mais e mais produtos de suas fábricas de sonhos. Pois para mim é isso que o tokusatsu é.

Os filmes Next Generation, para mim, foram maravilhosos, pois resgataram heróis que fizeram muito sucesso no passado. Gosto demais do filme do Gavan por exemplo. E ver a maravilhosa Naomi Morinaga interpretando Annie novamente, é de arrepiar!!!

E para quem é fã do Jiraiya, ver ele novamente em ação no filme Space Squad???

Mas voltando ao passado...

Como me faz bem ouvir um tema do seriado Changeman, ou ver a minha musa Youko Nakamura no auge dos seus 20 e poucos anos, como a eterna Sara de Flashman. Como me traz aquele sentimento gostoso e de saudade, de ver episódios que ás vezes revejo de Jaspion.

As músicas de Flashman me tocam profundamente. Tokusatsu para mim é paixão e é algo sério e só quem sente isso, como eu sinto, sabe o que estou falando. 

Acredito que todos que leram esse post até aqui, que viveram a época, sentiu um pouco do que estou sentindo.

Enfim, assistir séries de tokusatsu, comentar sobre e viver esse mundo é bom demais!!!

Espero que tenham gostado de mais esse post, que fiz com toda dedicação que tenho por esse gênero.




Todos os direitos das séries que passaram no Brasil pela Sato Company

Todos os direitos das séries que mostro fotos aqui nesse post, pertencem a Toei Company - Japan.


























Comentários

Postagens mais visitadas