O QUE TE DESAGRADA NO TOKUSATSU?

O QUE TE DESAGRADA NO TOKUSATSU?

Akumizer

Obviamente que esse gênero de entretenimento é maravilhoso e exaltamos ele o tempo todo, mas nem tudo é perfeito não é mesmo?

O post de hoje quer levantar algmas questões, o que te incomoda no tokusatsu? Eu, Leonardo do Japaranger Tokusatsu vou levantar essa questão com alguns tópicos.

Gostaria de saber dos amigos e amigas que seguem a página, o que sempre te irritou nos seriados de tokusatsu? Aquela coisa que na sua opinião poderia ser feito diferente, ou aquela cena que na sua opinião era desnecessária.

Quem sabe as questões que levantarei, também são as de vocês. Então, chega de papo e vamos aos tópicos!!!

Obs: Me desculpem a ausência, tive outros projetos para tocar e acabei deixando o Japaranger Tokusatsu de lado, mas agora estou de volta!!! 

 

Estamos de volta!!!

 

Abaixo listei algumas das coisas que mais me irritam quando assisto alguma série de tokusatsu, não consegui lembrar de tudo que me desagrada, mas com certeza, esses 7 pontos que vou levantar, são aqueles que mais tiram a minha paciência, quando estou assistindo um metal hero, um super sentai, ou algum outro subgênero de tokusatsu.

Então vamos aos tópicos!!!

Boa leitura!!!

7) ANONIMATO DOS HERÓIS

 

Hikaru Kurosaki
Hikaru Kurosaki

O anonimato dos heróis é algo que me incomoda muito. Aliás, sempre me incomodou!!! 

Mesmo sabendo que o tokusatsu não precisa seguir a risca nas histórias, o que acontece por exemplo com o Universo Marvel ou DC, me incomoda demais a ideia de um herói por exemplo como o Jaspion não ser famoso, ou não ser interpelado por jornalistas e autoridades.

Poxa, pensem comigo! Se o cara luta contra um monstro gigante no meio da cidade, como que nenhuma emissora de TV ia querer entrevistá-lo? Como esse cara não é abordado, não é enaltecido por seus feitos?

O cara seria uma celebridade e o que vemos é justamente o contrário. Jaspion toda hora estava salvando alguém, aparecia na cidade, como um qualquer. 

Recentemente vimos um episódio na Band, que o Satan Goss chega destruindo geral, derrubando prédios e tals e zero repercussão.

Pense em uma situação dessa de verdade?
 

Aliás esse tópico já me dá uma brecha para falar do próximo, mas o que quero destacar aqui é porque Jaspion não era chamado pelo Governo Japonês para juntos, montarem uma estratégia para lutar contra MacGaren e Satan Goss?

Esse anonimato não só de Jaspion, mas de praticamente todos os heróis de metal hero e de super sentai. Um cara como ele, teria um contato direto com o governo, teria fãs. Até vemos em alguns episódios do seriado, um ou outro personagem dizer, ah, eu conheço o Jaspion, mas eles não se aprofundam muito nisso. Concordam comigo?

Satan Goss chutando o edifício!

 

Não consigo me lembrar de algum herói dando explicações a qualquer autoridade por qualquer coisa que fez.

Tudo bem, entendo que a duração de cada episódio era curta, a maioria era algo em torno de 20 a 25 minutos, ou seja, pouco tempo para acontecer muitas coisas, entendo isso perfeitamente. Entendo também que a ideia era fazer algo para crianças, mas mesmo desenhos que vemos de crianças, muitos são bem explicados e no tokusatsu isso é completamente ignorado.

Se não queriam fazer isso em todos os episódios, pelo menos deixassem uma cena ou outra mostrando que as autoridades sabiam que tinha em seu planeta, um cara vindo de outro, com poderes sobre-humanos e que esse cara estava ali para salvar o planeta, mas nada, era capaz de Jaspion andar por Tóquio inteira e ninguém nem saber a importância dele. 

 

6) REPERCUSSÃO DOS ATAQUES INIMIGOS

Império Mess atacando a Terra!
 

A repercussão dos ataques inimigos é outro ponto que me incomoda demais!!! Lembro do ataque da Nave Clone do Império Mess, logo no primeiro episódio do Comando Estelar Flashman, ou seja, eles chegaram chegando destruindo Tóquio e não vimos um repórter, uma emissora de TV jogando alguma coisa como um "breaking news" cobrindo aquele ataque. E foi um ataque daqueles!!! Me lembrou até as cenas daquele filme do Tom Cruise, quando os aliens invadem os Estados Unidos e começam a tocar o terror no local. Guerra dos Mundos se eu não estou enganado é o nome desse filme.

A Pedreira da Toei, era um lugar muito propício para filmar e para os heróis lutarem contra seus inimigos e contra principalmente os monstros gigantes. Às vezes, a luta estava acontecendo na cidade e do nada, eles caíram na famosa Pedreira da Toei.

Mas, temos em diversos seriados, cenas na cidade e eu não lembro de nenhum dos seriados que acompanhei mostrar algum órgão do governo, do Estado, da província, questionar tais ataques.

Por mais que essas séries fossem feita para crianças, ao meu ver, tinha que ter algum tipo de repercussão.

Um gigante como Satan Goss, que mede a altura de um prédio, chega no meio da cidade, destruindo tudo e ninguém fala nada?

É difícil de aceitar!!!

5) OK OK OK

 

Changeman a ponto de usar a Power Bazuca!

Outra coisa que me irritava muito, era o ok ok ok. Isso era muito comum em seriados de super sentai, aonde o "Red" o vermelho, líder do grupo, falava algo, aí todo mundo tinha que dar o ok.

Ou então ele falava algo e todo mundo concordava e repetiam a mesma frase. Ao meu ver, se dois dissessem "ok", já estava bom, porque todo mundo tinha que repetir a mesma coisa? rssss

Em especial no Esquadrão Relâmpago Changeman, isso era muito comum!!!

4) REPETIÇÃO DE SEQUÊNCIAS

Change Robot disparar o míssil!
 

O Change Robô é um bom exemplo para ilustrar o quarto tópico desse post.

Porque diabos o Change Robô sempre tinha que ter os mesmos movimentos para matar os monstros? Entendo que eles aproveitavam aquela sequência para encher linguiça, mas poxa, você vê 10, 15 episódios na sequência e ver o Change Robô dos Changeman fazendo exatamente a mesma coisa:

-Change Robô disparar o míssil!

-Dois socos

-Espada Relâmpago (toca a música tema)

-Aí o Change Dragon brada!!!

-Espada Relâmpago Super Thunderbolt!!!

E corte final aonde mostra o monstro sendo destruído.

Não daria para mudar um pouco? Poxa, em um seriado de 55 episódios como foi o Esquadrão Relâmpago Changeman, vermos todo episódio a mesma cena repetida é dose!

Por isso, ponto positivo para os Flashman, que fizeram o Poderoso Flash King ser destruído e depois veio a carreta com Titan Jr e Gran Titan que deu novos ares ao seriado.

Comando Estelar Flashman e Titan Jr.

Aliás, eu acho que Flashman acertou e muito com a vinda de novos mechas.

Os amigos que nos seguem, curtem esse seriado de 1986???

Eu gosto muito!!!

3) VILÕES QUE POSSUEM UMA APARÊNCIA ASSUSTADORA, INFANTILIZADOS

Fukukan Buba!!!
 

Alguns vilões de tokusatsu são maravilhosos! Aparência sombria, assustadora! Eu sempre falo aqui no blog que o Monarca LaDeus é um dos meus prediletos!

Mas às vezes víamos alguns desses vilões em situações patéticas! Aqui vale uma justificativa boa, que é:

Quando você torna esse vilão patético, para a criança, ele deixa de ser tão perigoso. Ok!

Mas tem hora que enche o saco. Por exemplo, o Booba de Changeman. Poxa, quem não teria medo de um ser alienígena como ele, com aquele cabelo longo preto, com aquela máscara com parte da cabeça ressaltada, aquele negócio na boca, que parece mais um respirador, poxa, o cara mete medo!!! 

Aí você pega ele em um episódio carregando o Gyodai correndo no melhor estilo pastelão dos Trapalhões.

Eu sei que esses seriados não eram feito para adultos, agora pensa comigo, se era feito para criança, porque fizeram um personagem horrível, assustador, como o Giluke do Cemitério Espacial que fez com a Nana a Missa Satânica? Isso é de criança? Obviamente que não, então falta coerência em algumas cenas.

Na mesma hora que é justificado por pessoas que comentam o gênero como algo para criança, vemos cenas que não tem nada haver com criança. Acho que até por isso, a Toei iniciou um processo de infantilização de alguns seriados, principalmente nos sentais e não vemos mais coisas como essa que citei do Fantasma de Giluke.

2) AUSÊNCIA DE SEQUÊNCIAS BOMBÁSTICAS

Sequência matadora!!!
 

A sequência da destruição do Flash King, ou a que a Aura Energética é emanada do centro da Terra, ou ainda a Morte de Booba, a Morte de MacGaren, a Morte de Jiban, são sequências que se tornaram clássicas dentro do universo tokusatsu.

A minha reclamação aqui é porque elas não eram mais frequentes?

Poxa, se aquilo elevava o ibope, porque não fazer mais? Porque era tão raro coisas assim?

Tinha hora que eu torcia para o Change Robô levar uma porrada, ou para o Shaider sofrer uma dificuldade maior, ou ainda para o Jiraiya sofrer um pouco mais, mas os diretores e roteiristas sempre faziam o herói vencer com uma certa tranquilidade.

Às vezes colocava o herói em uma situação difícil, a gente ficava pensando, como ele vai sair dessa e em pouco tempo tudo se resolvia.

Aqui vai mais um ponto positivo para o Comando Estelar Flashman. Os caras sofreram muito para derrotar o Império Mess. Mas muito mesmo!!!

Não é exagero da minha parte dizer que o roteirista de Flashman, apesar de judiar da gente, ele merece todos os louros porque ele inovou! Flashman foi dirigido por Nagafumi Hori e desenvolvido por Hirohisa Soda.

Vemos muitas reviravoltas em Flashman e não foi nada fácil para aqueles 5 jovens derrotarem a ameaça que pairava sobre a Terra. 

E o que dizer do final? Dá uma dó de todos eles, aquela contagem de tempo para eles saírem da Terra, é agoniante. Os corpos deles estavam sendo rejeitados pelo planeta e isso foi uma sacada de mestre de quem escreveu o roteiro.

A cena da morte de Jiban também, é fantástica! Por isso que hoje existem milhares de fãs desse seriado ao redor do mundo, muitos, por causa daquela cena em que a Madogarbo acaba com ele.

1) RESISTÊNCIA DA TOEI EM REVIVER PERSONAGENS ANTIGOS

Metalder
 

Por último e não menos importante, eu como saudosista que sou, Geração Manchete, queria muito ver materiais de Jaspion e outros heróis sendo revividos ou revisitados. A Toei ao invés de pensar em criar coisas novas, poderia fazer mais filmes e especiais como os: "Next Generation" que eu adorei, de outros heróis, como Metalder por exemplo.

Tem gente que fala, clássico é clássico, quanto menos mexer melhor, eu já penso o contrário, quanto mais explorar melhor...rsss

Mas sentimos que existe uma resistência deles (Toei) em fazer isso. Eles querem sempre criar novos heróis, novas sagas, para vender brinquedos, que obviamente é o objetivo principal dos executivos dessa grande empresa japonesa.

Uma coisa que esses caras talvez ainda não entenderam é que a onda de nostalgia paira sobre o globo.

Nos Estados Unidos, desde que fizeram os primeiros filmes do Homem de Ferro e dos Avengers, todo ano temos novos filmes de heróis antigos e sabem porque? Porque isso vende, porque as pessoas gostam de relembrar ídolos antigos, porque as pessoas gostam de serem nostálgicas.

A Toei Company, poderia fazer filmes revivendo sentais antigos, como um Sun Vulcan por exemplo, ou um Goggle Five, porque não?

Porque não trazer o Jiban novamente? Poderia ser feito por outro ator e daí? Ou usar algum seriado que o ator ainda está vivo?

Até mesmo porque muitos desses heróis apareciam muito tempo por debaixo de uma armadura, ou roupa especial.

Eles viram o que aconteceu com os Gokaigers, foi um sucesso! Viram a boa repercussão dos filmes Space Squad, porque não aumentar o número de produções com essa pegada?

Muitos sentais de anos anteriores, já caíram no esquecimento, porque são extremamente infantilizados. Eu acho que a Toei precisa fazer uma divisão de tokusatsu mais para adulto e pode também seguir com os para criança. Isso seria ótimo e vocês meus amigos, o que acharam dos meus questionamentos? 

Aliás eu acho que essa divisão de resgatar heróis antigos, poderiam, ser feitos filmes e especiais, resgatando esses heróis com histórias mais violentas, como que vemos em alguns Kamen Riders. 

Outro dia vi no You Tube um vídeo: "O lado violento do tokusatsu" e a maioria das cenas, eram de séries Kamen Rider.

Ou de Garô. Porque não fazer isso também para os sentai e metal hero?

Fica a questão.

Para quem leu o artigo até aqui, fica o meu muito obrigado!!!





Comentários

  1. Esta é a ultima postagem?? quando vai ter mais postagens?? algum dia você cria as postagens de reciclagens??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, em primeiro lugar obrigado por visitar a página. Temos um canal no You Tube, depois que eu subi o canal, eu não escrevi mais aqui na página, mais se ver mais acessos aqui, posso repensar essa decisão.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas